O futuro da África

conf30“O problema da África não é apenas político. O mundo não vê o continente como um participante na economia global. Até isso acontecer, não vamos progredir muito”. Essa foi algumas das constatações apontadas pela economista Dambisa Moyo durante a conferência A África na Construção do Mundo. O Futuro., no último dia do Back2Black Festival.

Mediado pelo historiador Alberto da Costa e Silva, o debate acalorado pôs em cheque a ajuda humanitária ao continente África por parte de outros países, e se ela é realmente efetiva para mudar a realidade social. Para Gilberto Gil, essa ajuda vem travestida de outros interesses:

“Os recursos que, a principio, deveriam ser encaminhados para países africanos servem para pagar a própria estrutura dessas agência humanitárias. A ajuda humanitária vindo de países desenvolvidos são uma forma implantar seus interesses econômicos, pois não existe uma troca de tecnologia.”

Segundo Dambisa Moyo, ninguém pergunta aos africanos sobre o que precisa mudar no continente. Moyo também criticou o fato de celebridades serem mais ouvidas sobre temas relativos à África do que os líderes africanos e fez uma provocação:

“Vocês perguntariam a uma celebridade como fazer para controlar a inflação ou direcionariam essa pergunta para o Presidente Lula? É isso que acontece atualmente quando falamos no continente africano. O mundo dá mais atenção às celebridades do que aos líderes locais”. Moyo foi aplaudida de pé.

Para Gil, a colonização foi mais perversa na África do que em outros lugares e o continente vive atualmente um dilema: “A institucionalização nos países africanos foi feita pela metade e hoje o continente vive um dilema: tentar ser mais um igual a tantos modelos que existem, ou buscar algo novo? Essa pergunta tem que ser respondida pelos africanos e também pelo mundo”.


Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: